sábado, 13 de junho de 2009

Manual Sugar CRM




Manual de Treinamento do Usuário


Funcionalidades do Sistema Sugar CRM

Conteúdo
Definição. 4
Licenciamento. 7
Características. 8
Login no sistema. 9
Contas. 10
Potenciais. 13
Oportunidades. 16
Campanhas. 19
Atividades. 22
Agenda. 24
Contatos. 27
Referências. 30


Definição

O SugarCRM é um produto de CRM corporativo com módulos para gerenciamento de empresas e divisões, contatos, prospects, oportunidades, ocorrências, campanhas de marketing, projetos, documentos, agenda e histórico. Sendo um produto open source, é distribuído gratuitamente na versão Sugar Community Edition.

O SugarCRM promove um gerenciamento integrado de informações corporativas de contas e contatos de clientes, prospects e oportunidades, além de atividades como telefonemas, reuniões e tarefas atribuídas. O software também oferece um painel gráfico (dashboard) para monitorar seu planejamento de vendas, as mais bem sucedidas fontes de lead, e os resultados mês a mês das oportunidades promovendo planejamento estratégico da empresa. O sistema é desenvolvido em ambiente Open Source e oferecido ao mercado em três versões: Open Source, Professional e Enterprise. A versão Open Source é livre de licenças de uso e possui uma quantidade de recursos menor do que as versões Professional e Enterprise, que são comercializadas seguindo o modelo tradicional de soluções proprietárias similares. As principais características da Versão Open Source são: * Criação e Gerenciamento de Contas, com qualquer número de contatos, associado a cada conta; * Histórico das Atividades (Reuniões, Telefonemas, Assuntos, Notas com arquivos anexados e Emails) realizadas com Contatos, Contas, Leads, Oportunidades e Casos; * Tarefas podem ser atribuídas aos usuários, e notificações automáticas via email podem ser opcionalmente enviadas para avisar os usuários de novas tarefas; Automação da Força de Vendas: * Visualização resumida de compromissos que estão por vir, melhores Oportunidades, Casos abertos, Leads, Tarefas Abertas, Problemas atribuídos, Gráfico de planejamento de vendas, Calendário mensal, e facilidade de rápida entrada aos contatos; * Criação e Acompanhamento de Leads de venda, e conversão de Leads de venda em oportunidades; * Display de Painél Gráfico de Planejamento de Oportunidades, fontes de Lead & Resultados. Acompanhamento de Serviço ao Cliente: * Um sistema de gerenciamento de casos que permite o usuário a acompanhar os problemas dos clientes e suas resoluções. Permite que cada problema tenha um ciclo de vida de informações para melhorar a satisfação do cliente; * Cada caso é ligado a Conta relacionada, Contatos, Notas, Arquivos associados, histórico de telefonemas e reuniões. * Um sistema de detecção de problemas (bug tracking) para gerenciar problemas apontados a diferentes revisões/versões do software. Calendário Corporativo: * Visualização de Calendário (por Dia, Semana, Mês, ou Ano) de todas as atividades corporativas, com uma lista de Tarefas associadas; * Calendário compartilhado para visualização de calendários de outros usuários para evitar conflitos de programação e agendamento. Novos Serviços: * Um Módulo de novas notícias RSS permite que você selecione e gerencie suas notícias favoritas, e coloque-as na sua tela de Meus Provedores de Notícias RSS (My RSS News Feeds); Interface Consolidada: * O Módulo Portal permite que administradores e usuários façam links de sites externos e aplicações da web dentro da interface do usuário do Sugar Suite, permitindo que o Sugar Suite se torne uma interface de informação unificada para seus usuários. * O Sugar Open Source foi construído baseado em tecnologias de open-source estabelecidas em parâmetros industriais amplamente solidificados, incluindo o desenvolvimento do ambiente em PHP, Banco de Dados MySQL ,e servidor web Apache ou IIS, e os sistemas operacionais Linux e Windows Server. O sistema suporta ambas plataformas: LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP) e WIMP (Windows, IIS, MySQL, PHP). Versão Professional Todos os recursos da edição Open Source do Sugar, mais módulos adicionais, extensões e modelos disponíveis apenas na versão profissional, incluindo: * Gerenciamento de Contatos * Gerenciamento de Contas * Gerenciamento de Leads * Gerenciamento de Atividades e Tarefas * Gerenciamento de times com segurança de dados * Anotações * Pesquisas * Gráficos * Internacionalização * Importação e exportação de dados do usuário * Anexos * Microsoft Outlook email plug-in * Calendário * Home page editável * Relatórios * Cotações e Lista de Preços Versão Enterprise Todos os recursos da edição Professional do Sugar, mais: * Suporte para o banco de dados Oracle 10g e 9i, * Suporte para cliente offline com posterior sincronização dos dados, * Relatórios SQL.


Licenciamento

anteriormente designada como Sugar Open Source, tendo efeito a partir da versão 5.0, lançada no final do Verão de 2007.
As versões anteriores do Sugar Community Edition eram licenciadas sob a SugarCRM Public Licence, baseada na Mozilla Public License e Attribution Assurance License



Características

O SugarCRM possui 4 edições diferentes:
Sugar Community Edition
Sugar Express
Sugar Professional
Sugar Enterprise
Cada produto deriva da mesma árvore de código, com o Sugar Community Edition contendo aproximadamente 85 porcento das funcionalidades contidas no Sugar Professional e no Sugar Enterprise. Os produtos originam na base do LAMP: Linux, Apache, MySQL e PHP, mas também funcionam em outras plataformas que podem rodar o PHP (como o Windows, Solaris e Mac OS X). O SugarCRM pode também usar o Ms-IIS como servidor web, e o Ms-SQL ou Oracle como alternativa de banco de dados.


Login no sistema




Contas


O módulo de contas Server para criar e gerenciar contas de sua organização. A página inicial das Contas apresenta as seguintes informações:
Uma pesquisa sub-painel onde você pode digitar o nome da conta de pesquisa para uma conta específica. Para pesquisar apenas para contas atribuídas a você, selecione Apenas meu itens.
Para realizar uma pesquisa avançada utilizando campos adicionais, clique no separador Advanced Search.
Para personalizar e salvar a pesquisa e apresentação dos resultados, clique no link Guardados Search & Layout sobre a busca avançada separador. Para ver uma coluna no resultado de pesquisa, movê-lo para a coluna Mostrar lista utilizando a seta esquerda. Você também pode alterar a ordem em que os resultados sejam exibidos a partir de ascendente a descendente. Digite um nome para os resultados da pesquisa no Salvar como esta opinião? campo e clique em Salvar.
Uma lista de contas existentes, juntamente com as informações relacionadas, tais como nomes e números de telefone.
Para visualizar a conta detalhes, clique no nome ou o ícone Exibir adjacente ao nome do usuário.
Para editar a conta detalhes, clique no ícone Editar adjacente ao nome do usuário; alternativamente, clique em Editar na página de detalhes. Para atualizar ou apagar várias contas, selecioná-los a partir da lista e usar a Atualização Massa sub-painel.
Para exportar uma ou mais contas, clique em Exportar localizado acima da conta nomes.
Para mesclar contas duplicadas em um registro, selecione os registros, e clique em Mesclar duplicatas.

Atalhos Uma seção que apresenta as seguintes opções:
1 - Criar Conta. Clique nesta opção para criar uma nova conta.
2 - Contas. Clique nessa opção para navegar de volta para a página inicial das Contas a partir de uma conta detalhada da página.
Conta Relatórios. Clique nessa opção para ler um relatório sobre as suas contas já existentes, ou para criar um novo relatório.
3 - Importar. Clique nessa opção para importar as informações de contato de uma aplicação externa ou arquivo.
Uma nova conta rápida forma que você pode usar para criar uma conta apenas com os campos obrigatórios. Você pode digitar informações adicionais depois de guardar a conta.


Potenciais



Utilizar o módulo Potenciais para criar e gerenciar os clientes Potenciais. Clientes potenciais são contatos no processo de venda. Depois de ter avaliado e apreciado, você pode convertê-los em Contatos,Oportunidades e Contas.
A Pagina potenciais exibe as seguintes informações:
A Pesquisa sub-painel onde você pode digitar o nome ou o de encontrar uma fonte específica. Para procurar apenas por clientes potenciais nos registros atribuídos a você, selecione Apenas meu itens. Para realizar uma pesquisa avançada utilizando campos adicionais, clique no separador pesquisa avançado.
A Pesquisa sub-painel onde você pode digitar o assunto ou entre em contato com a busca de atividades relacionadas. Para realizar uma pesquisa avançada utilizando campos adicionais, clique no separador Pesquisa Avançada. Para ver uma coluna no resultado de pesquisa, movê-lo para a coluna Mostrar lista utilizando a seta esquerda. Você também pode alterar a ordem em que os resultados sejam exibidos a partir de ascendente a descendente. Digite um nome para os resultados da pesquisa no Salvar como esta opinião? campo e clique em Salvar.
A lista dos existentes leva junto com as informações relacionadas, tais como nomes e números de telefone.
Para ver os detalhes de informações dos clientes potenciais, clique no nome ou o ícone Exibir adjacente ao nome do usuário.
Para editar as informações dos clientes potenciais, clique no ícone Editar adjacente ao nome do usuário; alternativamente, clique em Editar na página de detalhes.
Para atualizar ou excluir vários conduz, conduz a escolha da lista e usar a Missa Atualização sub-painel. Para exportar as informações sobre um ou mais derivações, clique em Exportar localizado acima do combo nomes.
Para mesclar duplicando um registro, selecione o potencial, e clique em Mesclar duplicatas.
Atalhos Uma seção que apresenta as seguintes opções:
Criar Potenciais. Clique nesta opção para criar uma nova liderança. Alternativamente, você pode usar o Novo Líder rápido levar o formulário para criar e adicionar digitar informações adicionais depois de salvá-la.
Criar a partir de vCard. Clique nessa opção para importar um ficheiro vCard a partir do seu sistema local. Navegue para a localização do vCard, selecione-o, e clique em Importar vCard.
Potenciais. Clique nessa opção para navegar de volta para o§ Leads Home page de conduzir um detalhe da página.
Importação. Clique nessa opção para importar as informações de contato de uma aplicação externa ou arquivo.


Oportunidades



Utilize o módulo de Oportunidades para criar e gerir as oportunidades de vendas. A pagina de oportunidades exibe as seguintes informações:
Uma pesquisa sub-painel onde você pode digitar palavras-chave, como o nome ou em nome oportunidade de pesquisa para uma determinada oportunidade.
Para procurar apenas oportunidades atribuída a você, selecione Apenas meu itens. Para realizar uma pesquisa avançada utilizando campos adicionais, clique no separador pesquisa avançada.
Uma pesquisa sub-painel onde você pode digitar o assunto ou entre em contato com a busca de atividades relacionadas. Para realizar uma pesquisa avançada utilizando campos adicionais, clique no separador pesquisa avançada. Para ver uma coluna no resultado de pesquisa, movê-lo para a coluna Mostrar lista utilizando a seta esquerda. Você também pode alterar a ordem em que os resultados sejam exibidos a partir de ascendente a descendente. Digite um nome para os resultados da pesquisa no Salvar como esta opinião? campo e clique em Salvar.
Atalhos Uma seção que apresenta as seguintes opções:
Criar Oportunidades. Clique nesta opção para criar uma nova oportunidade.
Alternativamente, utilize o formulário rápido Criar Oportunidades para introduzir as informações requeridas. Você pode inserir informações adicionais depois de salvá-la.
Oportunidades. Clique nessa opção para navegar de volta para a Home page Oportunidades oportunidade de um detalhe da página.
Relatórios Oportunidade. Clique nessa opção para ler um relatório sobre as oportunidades existentes, ou para criar um novo relatório.
Import. Clique nessa opção para importar informações de uma oportunidade aplicação externa ou arquivo.
Uma forma rápida Criar oportunidades que você pode usar para criar uma oportunidade, com apenas os campos obrigatórios. Você pode digitar informações adicionais depois de salvar a oportunidade.
Uma lista das oportunidades existentes, juntamente com as informações relacionadas, tais como o nome da conta e o montante.
Para visualizar a oportunidade detalhes, clique no nome ou o ícone Exibir adjacente ao montante.
Para editar a oportunidade detalhes, clique no ícone Editar adjacente ao nome do usuário; alternativamente, clique em Editar na página de detalhes.
Para exportar uma ou mais oportunidades, selecioná-los da lista, clique em Exportar localizado acima da lista de oportunidades, e escolher registros selecionados. Para exportar todas as oportunidades listadas na página ou todas as oportunidades existentes, selecione Página atual e lista inteira respectivamente.
Para mesclar registros duplicados, clique em Mesclar Duplicatas localizado acima da lista de oportunidades.
Para atualizar ou excluir várias oportunidades, selecioná-los a partir da lista e usar a Atualização Massa sub-painel.




Utilize o módulo de campanhas para criar e gerenciar campanhas para a sua organização. Você pode criar os diversos tipos de campanhas de marketing, como email, notícias, Mail, Web, Rádio, Televisão, Impressão e Televendas.
As pagina de Campanhas exibe as seguintes informações:
Uma pesquisa sub-painel onde você pode digitar o nome da campanha de pesquisa para uma campanha específica.
Para pesquisar apenas para campanhas atribuída a você, selecione Apenas meu itens. Para realizar uma pesquisa avançada utilizando campos adicionais, clique no separador Advanced Search.
Uma pesquisa sub-painel onde você pode digitar o assunto ou entre em contato com a busca de atividades relacionadas. Para realizar uma pesquisa avançada utilizando campos adicionais, clique no separador pesquisa avançada. Para ver uma coluna no resultado de pesquisa, movê-lo para a coluna Mostrar lista utilizando a seta esquerda.

Você também pode alterar a ordem em que os resultados sejam exibidos a partir de ascendente a descendente. Digite um nome para os resultados da pesquisa no Salvar como esta opinião? campo e clique em Salvar.
Atalhos Um menu que enumera as seguintes opções:
Campanha Wizard. Clique nesta opção para usar o Assistente para a Campanha passo a passo orientação ao criar uma campanha.
Criar campanha (Classic). Clique nesta opção para criar uma nova campanha. Em alternativa, introduza as informações requeridas na Nova campanha rápido formulário.
Você pode especificar informações adicionais depois de salvá-la.
Campanhas. Clique nessa opção para navegar de volta para as Campanhas Home page de um detalhe da campanha página.
Newsletters. Clique nesta opção para ver uma lista dos boletins.
Criar lista prospectos. Clique nesta opção para criar uma lista de alvos para uma campanha.
Listas alvo. Clique para ver esta opção existente alvo listas.
Criar prospectos. Clique nesta opção para criar uma campanha alvo.
Metas. Clique nessa opção para visualizar uma lista de objectivos existentes.
Criar Modelo de e-mail. Clique nesta opção para criar um modelo para uma campanha e-mail.
Email Modelos. Clique nessa opção para visualizar uma lista de modelos existentes na campanha e-mail.
Importar Metas. Clique nessa opção para importar as informações de uma fonte externa.
Campanha Wizard. Clique nesta opção para criar uma campanha.
Email Instalação. Clique nesta opção para especificar configurações de e-mail para a campanha. Você deve ser um administrador para executar esta tarefa.
Diagnóstico. Clique nesta opção para executar diagnósticos campanha para determinar se todas as tarefas administrativas tenham sido cumpridas para garantir que a campanha pode ser lançado com sucesso.
Criar Formulario de Oportunidades Clique nesta opção para criar um Web-de-chumbo formulário. Uma lista de campanhas existentes, juntamente com as informações relacionadas, tais como nomes e números de telefone.
Para ver os detalhes de uma campanha, clique em seu nome ou o Vista ícone à direita da meta informação na lista
Para exportar uma ou mais campanhas de selecioná-los a partir da Campanha lista, clique no link Exportar e escolher registros selecionados. Para exportar todas as campanhas listadas na página, ou toda a lista, selecione Página atual e lista inteira respectivamente.
Para actualizar ou eliminar várias campanhas, selecione-os da lista, e use a Missa Atualização sub-painel.
Uma nova campanha rápida forma que você pode usar para digitar as informações necessárias para criar uma nova campanha. Você pode inserir informações adicionais depois de criar a campanha.


Atividades



Use as Atividades Home page para ver as suas actividades, tais como programado chamadas, reuniões, missões, e e-mails não lidos.
As Atividades página exibe as seguintes informações:
§ uma pesquisa sub-painel onde você pode digitar o assunto ou entre em contato com a busca de atividades relacionadas. Para realizar uma pesquisa avançada utilizando campos adicionais, clique no Pesquisa Avançada guia. Para personalizar e salvar layout e os resultados da pesquisa, clique no Saved Search & Layout link da guia Avançado. Para ver uma coluna do resultado de pesquisa, move-lo para a exibição Coluna lista usando a seta para esquerda. Você também pode alterar a ordem em que os resultados exibição de ascendente para descendente. Digite um nome para os resultados da pesquisa na Salvar este Exibir como? domínio e clique em Salvar .
§ Uma lista de chamadas, juntamente com as informações relacionadas como sujeito e atribuiu usuário. As sessões
§ Atalhos exibe as seguintes opções
§ Programa Call . Clique nesta opção para agendar uma chamada.
§ Agendar Reunião . Clique nesta opção para agendar uma reunião.
§ Criar Tarefa . Clique nesta opção para criar uma tarefa.
§ Nota Criar Atalho ou . Clique nesta opção para criar uma nota ou penhora.
§ Criar Arquivada Email . Clique nesta opção para arquivar e-mails que você enviar ou receber.
§ Solicita . Clique esta opção para visualizar uma lista de chamadas programado. Clique sobre um assunto para ver os detalhes do que a chamada.
§ Reuniões . Clique nesta opção para ver uma lista das reuniões agendadas. Clique sobre um assunto para ver os detalhes da reunião.
§ Tarefas . Clique esta opção para visualizar uma lista de tarefas programadas juntamente com as informações relacionadas, como o contacto e da conta. Para visualizar os detalhes de uma tarefa, relacionada contacto ou conta, clique no assunto, entre em contato com nome, ou em nome, respectivamente.
§ Notas . Clique esta opção para visualizar uma lista de notas existentes associados a actividades, tais como as chamadas e reuniões. Clique sobre um assunto para ver os detalhes do que a nota.
§ E-mails . Clique esta opção para visualizar uma lista de e-mails não lidos na caixa de entrada. Clique sobre um assunto para ler o e-mail.
§ Hoje . Clique nesta opção para ver as suas chamadas regulares, reuniões e tarefas para o dia.
§ Importar Notas . Clique nesta opção para importar notas a partir de uma fonte externa.


Agenda




Use o Calendário módulo para ver e criar chamadas, reuniões e missões. O calendário exibe suas reuniões, chamadas, e as tarefas programadas para o dia. O dia, semana, mês, ano, e partilhada botões exibidos acima do calendário. Para visualizar o seu calendário para a semana, mês ou ano, clique no botão apropriado. Os usuários podem verificar os horários de outros usuários que tencionam convidar para uma chamada ou sessão. Clique partilhada e verificar o calendário do usuário na agenda compartilhada. Os administradores podem ver, bem como gerir usuário horários.
Você pode mover-se para trás e para a frente no calendário, por um dia, semana, mês ou ano. Na semana, mês ou ano formato, você pode clicar em qualquer data para visualizar essa data no formato dia.
Outras opções de exibição no Calendário Home page são as seguintes: Um campo de pesquisa para realizar uma pesquisa global palavra-chave no sistema nível de texto, que coincide com o início da palavra-chave. Na pesquisa global, o sistema procura os seguintes módulos: Contabilidade, Contatos, Leads, Oportunidades, Cotações, Bolsas, Bug Tracker, e Projetos. Se você quiser procurar somente alguns destes módulos, clique na seta para baixo e selecione os módulos da lista antes de clicar em GO.
Atalhos Uma seção que apresenta as seguintes opções:
Programação de Chamada. Clique nessa opção para agendar uma chamada. Como alternativa, clique na hora apropriada no painel esquerdo, selecione Agendar chamadas, introduza o tema e clique em Salvar. Em seguida, você pode adicionar informações adicionais sobre a chamada detalhe da página.
Programação de reunião. Clique nessa opção para agendar uma reunião. Como alternativa, clique na hora apropriada no painel esquerdo, selecione Agendar Reunião, entra o tema e clique em Salvar. Em seguida, você pode adicionar mais informações sobre a reunião do pormenor página.
Criar Tarefa. Clique nesta opção para criar uma tarefa.
Solicita. Clique nesta opção para ver o estado das chamadas que foram feitas.
Reuniões. Clique nessa opção para visualizar uma lista de passados, presentes e futuras reuniões.
Tarefas. Clique nessa opção para visualizar uma lista de tarefas atribuídas a você e aos outros utilizadores.
Solicita importação. Clique nessa opção para importar informações sobre chamadas externas a partir de uma aplicação ou ficheiro.
Importar Reuniões. Clique nesta opção para importar as informações sobre as reuniões a partir de uma aplicação externa ou arquivo.
Importar Tarefas. Clique nesta opção para importar as informações sobre tarefas a partir de uma aplicação externa ou arquivo.
Uma forma rápida Criar Nomeação, localizado abaixo de Atalho, que pode ser usado para agendar uma nova chamada ou reunião. Digite o assunto, escolha a data e hora inicial e clique em Salvar. Você pode adicionar informações facultativas depois de criar o compromisso.


Contatos


Use o módulo Contatos para criar e gerir os contactos para a sua organização. Contatos são pessoas que não são empregados da sua organização, tais como clientes e fornecedores.

A pagina de Contatos apresenta as seguintes informações:
Uma pesquisa sub-painel onde você pode digitar o assunto ou entre em contato com a busca de atividades relacionadas. Para realizar uma pesquisa avançada utilizando campos adicionais, clique no separador Advanced Search.
Para personalizar e salvar a pesquisa e apresentação dos resultados, clique no link Guardados Search & Layout na guia Avançado. Para ver uma coluna no resultado de pesquisa, movê-lo para a coluna Mostrar lista utilizando a seta esquerda. Você também pode alterar a ordem em que os resultados sejam exibidos a partir de ascendente a descendente. Digite um nome para os resultados da pesquisa no Salvar como esta opinião? campo e clique em Salvar.
Para procurar contatos em registros atribuído a você, selecione Apenas meu itens. Para realizar uma pesquisa avançada utilizando campos adicionais, clique no separador Advanced Search.
Para personalizar e salvar a pesquisa e apresentação dos resultados, clique na guia Layout Search & salvos.
Uma lista de nomes existentes contato juntamente com as informações relacionadas, tais como o nome da conta e endereço de email.
Para editar os detalhes do contacto, clique no ícone Editar adjacente ao nome do usuário; alternativamente, clique em Editar na página de detalhes.
Para enviar um contacto, clique no endereço de email.
Para ver os detalhes de um contacto, clique no nome na lista de contatos.
Para actualizar, apagar e sincronizar múltiplos contactos, seleccione os contactos da lista e usar a Missa Atualização seção.
Para exibir os detalhes de um contacto, clique no nome do contato na lista. Para exportar um ou mais contactos, clique em Exportar localizado acima do contacto nomes.
Para mesclar duplicado contatos para um registro, selecione os contatos e clique em Mesclar duplicatas.
A seção de atalhos apresenta as seguintes opções:
Criar contato. Clique nesta opção para criar um registro para um novo contato. Digite Business Card. Clique nesta opção para adicionar informações do cartão de visita de um novo contato.
Criar a partir de vCard. Clique nessa opção para importar um ficheiro vCard a partir do seu sistema local.
Contatos. Clique nessa opção para navegar de volta ao Contactos Home page de um contacto da página pormenor.
Relatório de Contato. Clique nessa opção para ler um relatório sobre os seus contactos já existentes, ou para criar um novo relatório.
Import. Clique nessa opção para importar as informações de contato de uma aplicação externa ou arquivo.


Referências

http://www.sugarcrm.com/

4 comentários:

  1. Bom dia!
    Estou tentando acesso o conteúdo pelos links no início da página, porém não tenho obtido sucesso. Como faço? Obrigado!

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  2. Olá, meu nome é João Carlos represento a s.a.builder empresa especializada em implantação e integração do Sugar CE.
    Gostaria de conversar com você sobre oportunidade de trabalho com Sugar, segue meu e-mail.

    jcm@sabuilder.com.br

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  3. Bom Dia!

    Uso o SugarCrm da Hostnet e gostaria de saber se é possível disponibilizar documentos que possam ser vistos apenas por determinados usuários, uma vez que apesar de atribuir um documento para um determinado usuário, na realidade todos os usuários estão vendo e tendo acesso a todos os documentos.
    Se for possível qual seria o caminho?
    Obrigado!
    Lucas Vidal

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  4. Bom Dia.

    Procuro um programdor em php, que possa desenvolver o meu crm. Você esta disponível ? Conheçe Alguêm ?

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